
O sistema Motionmetrix 3D é uma inovação tecnologia de vanguarda que coloca ao alcance de todos uma avaliação biomecânica ainda há bem pouco tempo apenas possível de realizar em laboratórios destinados à investigação científica, implicando muito tempo e com custos muito elevados.
Este sistema é o primeiro nesta área que não requere a colocação de pontos ou marcas articulares, facilitando assim toda a preparação para o teste e reduzindo a possibilidade de eventuais desvios pela colocação manual dos pontos articulares.
Esta tecnologia serve para todos os níveis, desde atletas de alto rendimento, passando por atletas amadores, e por todos aqueles que se estão a iniciar à corrida.
A tecnologia Motionmetrix 3D assenta sobre uma gravação vídeo tridimensional do atleta a correr sobre uma passadeira, a uma velocidade regulável de acordo com a capacidade individual de cada um, sem nenhuma preparação especial, pois a deteção dos pontos articulares é automática durante o movimento.
O processo de avaliação em si, demora aproximadamente 3 minutos, efetuando a análise de 60 marcadores de performance, movimento, e carga articular, com vários parâmetros de análises bilaterais e segmentares. O atleta recebe imediatamente a seguir à avaliação na sua caixa de correio eletrónico um ficheiro vídeo mp4 com a gravação do teste, sendo possível rever-se a correr em camara lenta em vários planos com imagem real, por vetores, ou representação virtual reconstruída do esqueleto. Para além deste vídeo, é gerado um ficheiro PDF com todos os gráficos e parâmetros de análise individual.
Finalmente, o técnico especializado que efetuar a avaliação, senta-se com o atleta, para analisar os desvios dos padrões de elite assentes na comparação com mais de 600 testes a diferentes velocidades que fazem parte de uma base de dados do sistema.
Numa fase posterior, devem ser recomendados os exercícios de correção necessários e implementadas as sessões de treino personalizado para a aplicação dos mesmos.
São claramente identificadas duas áreas de intervenção privilegiadas pelo uso do sistema Motionmetrix 3D. A área da performance ou rendimento desportivo, que pela análise de vários parâmetros permite aos treinadores prescreverem determinados exercícios e rotinas para melhorar o que foi detetado como parâmetros de rendimento fora dos referenciais de Elite. São exemplos disso a inclinação do tronco, tipo de ataque do pé ao solo, força propulsiva, desvios laterais, entre muitos outros.
A segunda área é de prevenção de lesões e deteção das eventuais razões que podem estar na origem de um atleta lesionar-se sistematicamente com o treino da corrida. A informação precisa acerca de desvios de ângulos e de diferenças bilaterais ajudam para a prescrição das formas de intervenção para melhorar, sejam elas por parte do treinador ou dos técnicos especializados na respetiva área de intervenção.
Comparando com os sistemas de avaliação biomecânica, mas para o ciclismo, as diferenças são notórias. Enquanto a intervenção com o sistema Motionmetrix 3D é toda orientada para o atleta, com recomendações de intervenção na área do treino, os sistemas de avaliação para o ciclismo orientam fundamentalmente a intervenção no material e equipamentos, tentando adequa-lo ao ciclista.
Estamos, portanto, a falar de uma ferramenta com aplicação direta e imediata no treino, que permite logo após a avaliação a implementação de exercícios complementares para a melhoria da corrida. Finalmente, a comparação através da sobreposição de vários momentos de avaliação permite verificar se os exercícios realizados entre duas avaliações sortiram o efeito desejado.
O sistema Motionmetrix está disponível em Portugal desde o mês de setembro de 2018 e tem distribuição exclusiva da Ontrisports para o continente e ilhas.
Marca a tua avaliação e vais ficar surpreendido com o que podes melhorar na tua corrida. info@ontrisports.com
Boas avaliações!
Se tiverem questões técnicas ou dúvidas não hesitem em contactar-nos.