As melhores e piores modalidades
Fazer desporto após uma longa paragem deve ser um processo gradual. Auscultar os sinais do corpo, primeiro, e observar como reage ao exercício é, por isso, muito importante. “Deve ser feito um trabalho de força resistente para promover a estabilidade articular, uma vez que é normal perder massa magra após uma longa paragem”, afirma Anabela Santos, fundadora e diretora-geral da Ontrisports, empresa parceira da Associação Montepio, que procura potenciar o alto rendimento dos desportistas profissionais e amadores.
No regresso aos exercícios, a especialista recomenda “atividades de baixo impacto articular, como pedalar, nadar ou caminhar”. Como complemento a qualquer tipo de exercício, deverá incluir “o trabalho de mobilidade articular e alongamentos, para evitar mecanismos de compensação por alterações posturais e prevenir lesões”.
Entre as modalidades a evitar destacam-se a corrida, o futebol, o voleibol, o basquetebol e o crossfit. “Devem evitar-se exercícios que têm maior sobrecarga osteoarticular ou músculo-esquelética, assim como atividades com saltos, uma vez que há uma multiplicação do peso corporal devido à pliometria (situação em que os músculos são repetidamente esticados e contraídos, durante movimentos rápidos e explosivos) e receção ao solo”, destaca Anabela Santos.
Veja o artigo completo aqui